quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Quadro e objetos de Jânio Quadros vão a leilão em Campinas dia 08 de Dezembro

Fakiani Antiquário
UOL Diversão e Arte
Da redação

Um quadro de 80 x 60 cm pintado por Jânio Quadros, presidente do Brasil entre janeiro e agosto de 1961, será leiloado junto com outros pertences do político no próximo sábado (8), no Museu do Diálogo, em Campinas (SP). Pintado em óleo sobre tela e datado de 1979, o quadro mostra uma menina sentada e assemelha-se ao estilo do professor de pintura de Jânio, o italiano Dario Mecatti. O lance mínimo é de R$ 2,5 mil.

Quadro pintado por Jânio Quadros em 1979 que será leiloado neste sábado (8)
VEJA FOTOS DOS OBJETOS DE JÂNIO
LEIA A BIOGRAFIA DE JÂNIO QUADROSO leilão contará também com obras de arte que pertenceram ao presidente, como uma paisagem do francês Emile Van Marcke de Lummen (1827-1890) e duas naturezas-mortas do veneziano Giuseppe Perissinoto (1881-1965), além de dois quadros do professor Dario Mecatti. Objetos da casa de Jânio e Eloá Quadros, adquiridos por um mesmo colecionador no leilão do espólio em 1993, também estão entre os lotes oferecidos."Jânio gostava de cenas bucólicas, flores e paisagens", afirma o antiquário William Fakiani, responsável pelo leilão. "Isso e as figuras do Mecatti, em quem ele se inspirava muito para pintar, naturalmente." Fakiani aponta que o interesse maior do leilão é o valor histórico do conjunto, que permitiria conhecer um pouco da intimidade do presidente por meio dos objetos que lhe pertenceram - "todos com documentação de autenticidade". Na ocasião, também serão leiloadas outras peças não-relacionadas a Jânio.Quem estiver apenas curioso em conhecer os pertences do presidente pode visitá-los na exposição do Museu do Diálogo, que fica aberta até sexta-feira (7), das 10h às 22h, e tem entrada gratuita.
OBRAS E OBJETOS DE JÂNIO QUADROSOnde: Museu do Diálogo - Galleria Shopping, Campinas (SP) - Tel. (19) 3207-4649Quando: exposição até sexta (7), das 10h às 22h; leilão no sábado (8), às 20h30Quanto: entrada franca na exposição; os lances mínimos do leilão podem ser conferidos no
site do antiquário

Nenhum comentário: